Pesquisar no blog

banner

startMiner - free and simple next generation Bitcoin mining software

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vaticano: Não! A confissão não pode ser feita no iPhone...

A confissão não pode ser realizada nos aparelhos iPhone, explicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em seguida ao lançamento, nos Estados Unidos, de um aplicativo da Apple batizado "Confissão", destinado a guiar os fiéis para a absolvição.

"É essencial compreender bem que o sacramento da penitência demanda necessariamente uma relação de diálogo pessoal entre o penitente e o confessor, e a absolvição do sacerdote presente. Isso não pode ser substituído por nenhum aplicativo da informática", afirmou à imprensa o padre Federico Lombardi, diretor da assessoria de imprensa do Vaticano.

"É preciso insistir nisso para evitar toda a ambiguidade, não se podendo falar de forma alguma de 'confissão pelo iPhone'", destacou.

O aplicativo, criado pela empresa Little iApps, é vendido por 1,99 dólar no iTunes.

Para levar os fiéis a confessarem os pecados, o aplicativo propõe a eles responder a perguntas para verificar se se comportam de acordo com as regras fixadas pelas Escrituras, como por exemplo "Esteve envolvido em práticas ocultas?", ou "Procurou transmitir a Deus todo o amor de seu coração?".

Seu criador, Patrick Leinen, explica que foi concebido para ser utilizado no confessionário, sendo destinado "aos que vão à missa. Nossa vontade é convidar os católicos a expressar sua fé através das novas tecnologias".

"No mundo onde numerosas pessoas utilizam suportes informatizados para ler e refletir (...) não podemos impedir o apoio em ferramentas digitais"; uma pessoa pode até fazer sua confissão em particular, mas "isso não substitui em nenhum caso o sacramento"

Nenhum comentário: